A celulite É caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso.
A celulite aparece principalmente na região dos glúteos, coxa, abdómen, nuca, e braços.
O aparecimento da celulite depende de vários factores:
Diagnóstico da celulite: Mesmo que seja considerada uma doença de pouca implicação clínica, sendo que alguns médicos nem sequer a consideram como uma doença, a celulite traz grandes preocupações estéticas às mulheres, muitas vezes levando a constrangimentos.
O diagnóstico da celulite é dividido em graus: Grau 0: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações, mas não covinhas ou depressões. Grau 1: Sem ondulações e irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao pinçar a região surgem as ondulações e também covinhas e depressões. Grau 2: Ondulações, rugosidades, depressões e covas espontaneamente se fica de pé, mas não deitada. Grau 3: Ondulações, rugosidades e covinhas estão presentes mesmo deitado. Em casos graves e avançados podem aparecer nódulos e endurecimento da pele. Diversas formas de tratamento são propagandeadas como eficazes para a celulite, mas poucas apresentam resultados consistentes e com base científica. De entre os tratamentos considerados eficazes estão: Como tratar?
|